quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Abraços Partidos

Ontem assisti Abraços Partidos, do meu diretor favorito, Pedro Almodóvar. Demorei a vê-lo, como se o guardasse para um dia propício, como uma roupa especial ou aquele pedacinho da torta favorita. Pode parecer uma comparação infame ou fútil, mas tenho a intuição de que o momento foi oportuno.

Eu não consigo escrever sobre qualquer obra dele de forma imparcial, uma vez que sou completamente apaixonada por seus filmes, especialmente pela trinca Tudo sobre Minha Mãe, Fale com Ela e Carne Trêmula. Mas, o assunto aqui é a história de amor de Lena (Penélope Cruz) e Mateo Blanco/Harry Caine (Lluis Homar), que, como todo melodrama de Almodóvar que se preze, envolve polêmica, passionalidade e uma pitada de tragédia. Li várias críticas apontando que o diretor flerta com o noir e com o suspense a la Hitchcock, mas sua marca ainda é a escola difundida por Fassbinder.

Em Abraços, Lena, moça humilde, começa a se relacionar com um ricaço, após ter trabalhado como secretária e garota de programa, além de ser atriz aspirante. O destino dela se cruza com o de Mateo Blanco, diretor de cinema acostumado a produzir dramas, durante a seleção de elenco para seu primeiro filme de comédia. Esse encontro movimenta a vida de vários personagens, afetando-os para sempre. Nesse rol, estão o marido de Lena e seu filho, e a agente Judit (Blanca Portillo) e Diego (Tamar Novas), o ouvinte da narrativa contada por Mateo/ Harry. A força motriz da história, porém, advém de um acidente de carro que tira a vida de Lena e a visão de Mateo/ Harry. Após a tragédia, Mateo, o diretor, é enterrado com Lena, e Harry Caine, o escritor, brota das profundezas do homem desiludido.

A fotografia construída em tons fortes, a homenagem ao cinema a aos cineastas em referências ao longo do filme e os absurdos que somente fazem sentido pelas mãos de Almodóvar são mesclados e convertidos em um produto emocionante, alinhado à essência e trajetória do diretor espanhol mais aclamado dos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário