sexta-feira, 20 de março de 2009

As Invasões Bárbaras Fictícias e Cotidianas

Hoje tive um dia tomado pelas invasões bárbaras. Durante a tarde, caminhava pelas ruas da minha cidade, um pequeno local de mentalidade provinciana. Observei algumas cenas que aludiam aos choques culturais, mas que constituiriam apenas a fase inicial de uma análise sobre o tema proposto.

Sob o calor causticante, ouvi um ciclista cantarolando uma melodia bem pop, com um toque de romantismo inconseqüente, de uma banda adolescente chamada Pitty. A seguir, um automóvel de pequeno porte pára no semáforo, bem ao meu lado, e, do interior do veículo, é emitida uma voz rouquíssima, de John Fogerty, da banda americana Creedence Clearwater Revival. O quadro se completava com os assovios invasivos de galanteadores urbanos desprovidos de charme.

À noite, decidi viajar na odisséia de Nathan Algren, protagonista de O Último Samurai, interpretado por Tom Cruise. O guerreiro se desloca dos EUA, no fim do século XIX, até a Terra do Sol Nascente, com o intuito de treinar o exército do imperador para lutar contra um grande samurai rebelado. Mais uma invasão bárbara: o confronto da cultura ocidental, militarizada, ostensiva e preocupada em aniquilar quaisquer resquícios de resistência ao seu poderio econômico e a tradição milenar japonesa, que é composta em sua essência por valores como a honra. O sedutor canto capitalista encheu os ouvidos do jovem imperador japonês. O preço da honra pode ser alto, mas é possível ser alcançado.

Para completar o contexto descrito, assisti ao filme que dá a tônica a esse relato, As Invasões Bárbaras. Um roteiro inteligente que exemplifica vários tipos de invasão: o contraste entre o pai acadêmico, idealista, liberal e libertino e o filho, operador do mercado acionista, rico e pragmático; a dos traficantes e suas diferentes nacionalidades, que se alternam no controle do tráfico de drogas; a menção aos ataques terroristas às torres gêmeas em 2001; a atração entre o bom menino e a moça perturbada, que, na infância, testemunhou os jogos de sedução da mãe.

Eis o desfecho das investidas de alienígenas que ora trazem consigo a deturpação de costumes e ora promovem a troca de informações, permitindo o enriquecimento de repertórios. Reflexos das facetas paradoxais da humanidade.


03/11/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário